A ESSÊNCIA ESTRATÉGICA
Esclarecendo, executando e monitorando a inteligência competitiva.
Escrevi sobre essa temática há exatos 9 anos como tema de meu TCC, e relendo esse trabalho decidir torná-lo acessível a todos de forma simples e rápida aqui pelo blog. Afinal, esse tema é, e continua sendo de muita importância nos dias atuais em épocas tão distintas onde o planejamento faz-se essencial no cotidiano humano.
Então vamos lá:
O estudo sobre Planejamento e Estratégia é muito vasto e com diversas correntes que associam esta disciplina a métodos e medidas de desempenho e desenvolvimento organizacional, com isso, procurou-se abordar de uma forma geral os conceitos mais compreensíveis e promissores sobre Planejamento, Estratégia, Organização, Administrador, Chefe e outros que fazem parte do meio dos negócios. Além de apresentar as características básicas e práticas de planejamento, desenvolvimento e crescimento de estruturas organizacionais.
A visão sistêmica é tão útil não só na vida empresarial, como também no cotidiano das pessoas já que muitas das vezes são elas que nos fazem tomar rumos diferentes, carreiras diferentes, e decisões diferentes, é alicerçada pelos conceitos discutidos sobre medo, mudança e relações de poder, pois são estes princípios básicos que poderão acarretar no nosso sucesso ou fracasso.
Como análise para soluções de problemas, foi abordada a ferramenta de Gestão de Desempenho: Analise de SWOT, baseada em dados de informações, buscando trabalhar sem ter tanto custo financeiro, onde são abordadas as forças e fraquezas como fator interno das organizações com as oportunidades e ameaças como fator externo.
O objetivo da SWOT é levantar estratégias, para o contexto do planejamento estratégico, manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando-se de oportunidades e protegendo-se de ameaças. A análise também é útil para revelar pontos fortes que ainda não foram plenamente utilizados e identificar pontos fracos que podem ser corrigidos.
Como fazer a matriz SWOT?
- Defina suas forças.
- Determine suas fraquezas.
- Liste as oportunidades.
- Enumere as ameaças.
- Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.
- Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:
- Forças podem potencializar quais oportunidades.
- Forças podem combater quais ameaças.
- Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
- Fraquezas podem potencializar quais ameaças.
Assim sendo, de acordo com a figura abaixo:
Comentários
Postar um comentário