Evite multas, faça seu CAR
O prazo para fazer o CAR está se esgotando!
Atenção posseiros, fazendeiros e proprietários de imóveis rurais, o prazo para fazer o CADASTRO AMBIENTAL RURAL( CAR) encerra agora dia 05 de maio deste ano. O CAR é obrigatório e quem não fizer, vai ficar de fora das políticas públicas federais de 2017, resumindo, você pode perder todos os projetos destinados para sua produção, como PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), PROGRAMA GARANTIA SAFRA, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar), e todos os programas destinados à agricultura familiar e que sem o CAR ficarão impossibilitados de aderir. Além de cortes no crédito rural, seguro agrícola ou ter isenção de impostos para insumos e equipamentos. O CAR é um cadastro eletrônico e auto declaratório, sendo no mesmo formato da declaração de Imposto de Renda.
O CAR é uma exigência do novo Código Florestal, criado pela Lei 12.651/2012. Sua finalidade é integrar as informações ambientais, comparando a base de dados para o monitoramento, planejamento ambiental e ecológico, e, principalmente no combate ao desmatamento, tendo a propriedade inclusa no PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL (PRA) que axilia o proprietário ou posseiro na recuperação de áreas problemáticas e que as mesmas possam vir a atender a legislação o mais breve possível.
O CAR propicia um diagnóstico preciso da terra. Todas as propriedades e posses rurais devem ser inscritas no CAR.
O intuito do CAR é a regularização ambiental, e não a regularização fundiária!
Para o cadastramento, os proprietários ou posseiros de terra devem acessar o sistema via internet no endereço eletrônico www.car.gov.br e seguir o passo a passo do cadastramento. Lembando que os sindicatos dos trabalhadores rurais, as associações e as cooperativas podem e devem dar o apoio para este cadastramento.
Em Coroatá-Ma e região podemos contar com o Técnico Agrícola Márcio Santos.
FICHA TÉCNICA:
- Técnico extensionista, com habilitação em Gestão Ambiental;
- Assessor técnico e administrativo rural;
- Elaborador e implantador de projetos agrícolas.
Comentários
Postar um comentário