PARABÉNS CONSUMIDORES
SEMANA DO CONSUMIDOR
15 a 18 de Março
Olhando ao redor do mundo, diante das extensas e variedades vitrines, de grandes e pequenas lojas e redes de supermercados e mercadinhos, entre tantos outros setores do mercado, em uma economia que diga se de passagem, não está sendo uma das melhores, e a gente acaba se perguntando: Como ainda esses negócios veem se mantendo de pé nos dolorosos 365 dias dessas pessoas que gostam e precisam empreender/ vender? Ou, não seria melhor perguntar: Quem é a aparte mais importante de um negócio???
Pois bem, a resposta óbvia para essa e outras questões correlacionadas é: eu e você/ NÓS! Aliás, todos NÓS, que de certa forma alavancamos e contribuímos e muito para que estes empreendimentos possam pagar suas contas, organizarem seus estoques, fazerem novas compras, enfim, baterem suas metas. Numa palavra mais fina e bonita, somos nós CONSUMIDORES de todo esse Brasil.
Pois bem, a resposta óbvia para essa e outras questões correlacionadas é: eu e você/ NÓS! Aliás, todos NÓS, que de certa forma alavancamos e contribuímos e muito para que estes empreendimentos possam pagar suas contas, organizarem seus estoques, fazerem novas compras, enfim, baterem suas metas. Numa palavra mais fina e bonita, somos nós CONSUMIDORES de todo esse Brasil.
Aproveitando a SEMANA DO CONSUMIDOR com dia 15/03 sendo o DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR e dia 18/03 sendo o dia do CONSUMIDOR BRASIL, vou abordar um pouco sobre esse público tão especial para a criação de novos negócios, quanto para a manutenção dos já existentes, além da geração de novos empregos, porque claro, quanto mais gente comprando, mais gente vendendo, né? rsrrsrsrsr
Um negócio para dar certo tem que primeiro existir uma relação com o cliente muito além do âmbito comercial, é preciso entender os desejos e necessidades de todos que passam por ali em busca de um produto ou serviço, bem como seus hábitos, costumes e gostos, pois o cliente é exigente e quer sempre o melhor, é preciso investir em pesquisas de merchandising, fazendo de seus produtos um verdadeiro atrativo positivo na hora da decisão da compra. É preciso e necessário ouvi-los sempre, pois são eles também que têm o papel de consultor de seu negócio( caso ainda não tenha percebido, atente-se!) só ele é capaz de dizer verdadeiramente como está o seu negócio e se ele disser que está mal ou faltando algo, providencie resolver o problema imediatamente, pois como eu já disse, ele é exigente e não aceita falhas e nem demoras...
Honre os elogios e aceite as críticas de forma que elas sirvam para enxergar as falhas e mudar as estratégias, são essas as pequenas dicas importantes para se manter na ERA DO CONSUMISMO hoje.
O consumidor brasileiro está cada vez mais informado e conectado com as tendências do mercado globalizado, estudos revelam que cerca de 63% dos consumidores preferem esperar por promoções e saldões na hora de realizarem suas compras, claro que esse percentual se dá também pela crise que estamos passando, mas também pode ser associado ao simples fato de que "nós" estamos querendo levar algo a mais na sacola de compras, muito mais do que deveríamos ou do que estamos necessitando, afinal já fomos tachados de consumidores compulsivos também, e em geral esse tal grau é destinado ao público FEMININO! Eu já sabia! rsrsrsrsrsrs
Por estes e ouros motivos, essas pessoas merecem total atenção por parte das empresas, esclarecendo todas as suas dúvidas, além da alta receptividade que deve dar ao cliente (LEMBRE-SE ATENDIMENTO NÃO DEVE SER DIFERENCIAL, ATENDIMENTO DEVE SER BÁSICO!)
O mais importante de tudo, é o consumidor saber que existe um código pra ele, um que defenda seus direitos e obrigações na hora das compras, esse código é o Código do Consumidor. Eis o que ele diz:
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
E o que diz a Lei sobre o CONSUMIDOR?
Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquiri ou utiliza produtos ou serviço como destinatário final. (Direitos do Consumidor-1990)
O Código de Defesa do Consumidor existe há exatos 25 anos, e acredite, é considerado um dos mais avançados do mundo, estabelecendo regras na relação entre fornecedores e compradores. Por isso, é dever de todos conhecer bem seus direitos como também seus deveres, afim de que nenhum cidadão possa cair em alguma cilada e sofrer com abuso e desrespeito. Muito cuidado com as publicidades, pois elas favorecem apenas as vendas e muita das vezes descumprem as regras. Então, qualquer falta de respeito, não se omita. DENUNCIE!
Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON Ma
Endereço: Av. Castelo Branco, 848 - São Francisco, São Luís - MA, 65076-090
Telefone:(98) 3261-5100
Comentários
Postar um comentário